Alvo nas Entrevistas – Henrique Zambelli

alvo nas entrevistas

O nosso alvo de hoje é o tradutor e autor de novelas, Henrique Zambelli. Antes de se tornar tradutor ele fazia estágio no SBT, recebeu um convite e assim começou uma brilhante carreira.

As telenovelas traduzidas foram Pérola Negra (1998), Pícara Sonhadora (2001), Amor e ódio (2001/2002), Marisol(2002), Jamais te Esquecerei(2003), Canavial de Paixões(2003), Esmeralda (2004, trabalho que lhe rendeu indicação para o Prêmio Contigo de Novelas), Cristal (2006), além de traduzir os textos originais das novelas Maria Esperança (2006/2007) e Amigas e Rivais (2007), e outras novelas ainda inéditas no Brasil. Também foi roteirista de episódios do programa Teleteatro (1998), dirigido por Crayton Sarzy, e adaptou a série de episódios do sitcom Nina e Nuno do Programa Charme com Adriane Galisteu (2004/2005), dirigido por Nilton Travesso. Em 2007, a convite de Silvio Santos, foi Diretor Geral e Roteirista Final do programa humorístico Sem Controle (2007). No teatro, colaborou com textos para shows de humor e stand-up, e é autor da comédia A Segunda Dama e responsável pela direção da montagem paulistana que ficou em cartaz no Teatro Santo Agostinho em 2011, e atualmente sendo produzida em Belo Horizonte com o grupo Conta e Encanta, com direção de Diosceli Ribeiro. Também escreveu a comédia A Vida Secreta das Assistentes de Palco, ainda inédita nos palcos. Atualmente ele é apresentador de uma web TV. 

Texto: Site Henrique Zambelli

NOME COMPLETO:

Henrique Zambelli

 IDADE:

39

 COMIDA FAVORITA:

Pizza

 COR FAVORITA:

 Vermelho

MÚSICA FAVORITA:

 Sea (Jorge Drexler)

O QUE MAIS GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS:

Compras

 

PERGUNTAS

“Pérola Negra” foi o primeiro folhetim traduzido por Henrique Zambelli

Alvo na TV: Conte para nós como que surgiu o convite para ser tradutor de novelas no SBT?

Henrique Zambelli: Eu era estagiário do SBT e trabalhava com o Crayton Sarzy, que era um dos coordenadores na escolha dos textos produzidos na época. Como  já havia feito alguns trabalhos de tradução para a emissora e também era roteirista formado, recebi o convite para fazer a novela Pérola Negra.

“Amigas & Rivais” foi o seu último trabalho em novelas

Alvo na TV: Seu último trabalho na televisão foi a tradução a novela “Amigas & Rivais”, 2007, após o fim do folhetim não houve nenhuma proposta para trabalhar com a Iris Abravanel? (Amigas & Rivais foi a novela que se deu o fim das adaptações dos dramalhões mexicanos, aí começou uma nova era de dramaturgia onde a emissora fez novelas 100% brasileira, mas em 2010 voltou a readaptar folhetins mexicanos)

Henrique Zambelli: Não.

Henrique Zambelli e Bárbara Paz nos bastidores de “Marisol” 

Alvo na TV: Do ano de 1998 ao ano de 2007, tempo onde trabalhou no SBT, não houve nenhuma oportunidade de você criar uma novela original?

Henrique Zambelli: Não, nem nunca me propus a isso. Não quis me arriscar a fazer parte do grupo de autores medíocres que ousaram ser melhores que os mexicanos e cometeram fiascos homéricos.

O remake de “Esmeralda” foi indicada ao “Prêmio Contigo de TV”

Alvo na TV: Em 2004 você recebeu indicação ao “Prêmio Contigo de Novelas” pela novela “Esmeralda”, qual foi a sensação de receber indicação ao um prêmio tão importante?

Henrique Zambelli: Quando a menina da produção me ligou avisando sobre a indicação, não acreditei e pensei que fosse trote (risos). A indicação ocorreu porque a novela foi um enorme sucesso na época.

Bianca Castanho e Henrique, Bianca na época vivia Cristina na novela “Cristal”

Alvo na TV: Você também readaptou entre 2004/2005 o seriado argentino “Nino & Nuno” dentro do Programa Charme, que tinha no elenco Adriane Galisteu e Eduardo Martini nos papéis principais, como foi a experiência de trabalhar com o Nilton Travesso?

Henrique Zambelli: Ele é um cara extremamente gentil, atencioso e objetivo como diretor, e foi uma honra trabalhar com um dos baluartes da história da TV no Brasil.

Dani Calabresa e Henrique nos bastidores do “Sem Controle”

Alvo na TV: O sitcom “Sem Controle” foi polêmico, pois diziam que o programa era muito erótico, qual foi a verdadeira razão da atração ter saído do ar?

Henrique Zambelli: Oficialmente a razão foi a falta de anunciantes, embora tivesse uma grande audiência naquele período de crise que o SBT atravessava em 2007. Não creio que fosse um programa erótico porque não havia cenas de sexo (nem beijos eu permitia que dessem em cena), nem palavrões tinham. Se assim o fosse, o Pânico seria um programa pornográfico porque os big closes nos traseiros da panicats são muito mais ousados que os takes das  modelos e atrizes do Sem controle e o linguajar é mais chulo.

Suzy Rêgo em “Amor e Òdio”

Alvo na TV: Os folhetins mexicanos sofrem muito preconceito, até que ponto isso é verdade e, até que ponto isso é mentira?

Henrique Zambelli: É totalmente verdade. Muitas pessoas envolvidas na produção e no elenco dessas novelas no Brasil trabalhavam nelas com restrições, somente pelo dinheiro. Prova disso é que algumas hoje até omitem esses trabalhos de seus currículos. Quanto ao público, esse preconceito não é tão grande, já que existe uma parcela dele bastante fiel a essas novelas.

Pgm26

Henrique comanda um web-programa atualmente

Alvo na TVEm fevereiro você vai estrear o “Programa Henrique Zambelli” na KazTV ( www.kaztv.com.br), o programa é você mesmo que produz e, qual é a sensação mais melhor escrever ou apresentar?

Henrique Zambelli: Sim, é o mesmo programa, porém com novo visual e novos quadros, tais como “Divas, sempre divas” que homenageará estrelas da TV (muitas delas fora da mídia ou desconhecidas pas novas gerações), “Mulher e Homem objeto”, “Piscinão do Zambelli” (com entrevistas recheadas de surpresas) e um sitcom inédito.

Fani Chamada 01“Fani a Fanática” é uma sitcom baseado em fatos reais que vai ser exibido dentro de seu web-programa

Alvo na TV: Você poderia falar como vai ser o sitcom que vai estrear no seu programa a partir do próximo mês?

Henrique Zambelli: Chama-se “Fani, a Fanática” e é protagonizado pela atriz e cantora Dora Bueno. Nele vou participar não só como roteirista, mas também como ator. Os episódios mostram uma fã maluca que me persegue insistindo para que eu volte a trabalhar com novelas. Os textos são baseados em falas e fatos reais de pessoas que têm o mesmo procedimento comigo nas redes sociais.

Henrique ao lado de Rodrigo Lombardi

Alvo na TV: Você tem vontade de voltar a escrever telenovelas?

Henrique Zambelli: Não planejo, mas se pintasse uma proposta legal, poderia analisá-la. Há pouco tempo, soube que existem pessoas que mandam emails para a emissora pedindo que eu volte – sinal de que o meu trabalho é bem aceito pelo público até hoje.

Alvo na TV: Como surgiu a paixão pela arte?

Henrique Zambelli: Desde criança, sempre gostei muito de teatro e de televisão e senti que possuía um dom para atuar na área. Depois com o desenrolar da vida, as oportunidades foram surgindo naturalmente.

Alvo na TV: Você pretende escrever algum livro?

Henrique Zambelli: Sim, eu já tenho um projeto de livro de ficção, mas creio que ainda não seja o momento adequado para lançá-lo.

Glauce Graieb brincando com Henrique nos bastidores de “Marisol”

Alvo na TV: Qual foi seu trabalho favorito na televisão?

Henrique Zambelli: O programa Sem Controle e, das novelas,  Pérola Negra.

DESCREVA COM UMA PALAVRA

SBT:

 Compartilhe

SILVIO SANTOS:

 Insubstituível

PROGRAMA HENRIQUE ZAMBELLI:

 Inusitado

AMIGOS:

 Essenciais

TELEVISÃO:

Trabalho

FAMÍLIA:

 Importante

CARREIRA:

 Surpresas

DEUS:

Orientação

Obrigado! Pela Entrevista concedida Henrique Zambelli sucesso.

Entrevista Feita Por: Thainan Ferreira

Anúncios

2 comentários sobre “Alvo nas Entrevistas – Henrique Zambelli

  1. Muito boa a entrevista! Amei rsrs.. Da hora!
    Esmeralda está na minha lista de uma das novelas mais predileta.. rsrs
    Henrique Zambelli volta para telenovelas, eu apoio =D e tantas outros!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s